quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Açaí Para Repor as EnergiasAuthor: Dieta das Frutas Filed under: açaí


Açaí Para Repor as EnergiasAuthor: Dieta das Frutas

Filed under: açaí

O Açaí está cada vez mais no cardápio do brasileiros. A fruta que já é rica ferro, cálcio, fibras e vitaminas, além de ser um excelente antioxidante no combate aos radicais livres, é muito utilizada por praticantes de atividade física. Essa foi a conclusão da matéria da revista O2 assinada por Carlos Candido dos Santos.





Refrescante e saboroso, o açaí é uma ótima opção para os praticantes de atividades físicas reporem as energias gastas durante os treinos no calor. Rica em vitaminas, minerais e fibras, a fruta originária da região Norte há tempos virou mania nos quatro cantos do Brasil, e, devido ao seu grande valor enérgico e nutricional, traz grandes benefícios para os atletas.



O alimento possui elevada quantidade de vitamina E, por isso, é um antioxidante natural, alta concentração de fibras solúveis e insolúveis, que são fundamentais para manter o bom funcionamento intestinal, a glicemia e a saciedade, é rico em proteínas, em gorduras mono e poliinsaturadas, cálcio, magnésio, ferro, vitaminas B1, B2 e C e potássio, importante para o equilíbrio hídrico e a diminuição de cãibras.



“Pelo conteúdo energético, o açaí é muito indicado aos praticantes de atividade física. Ele possui grande a quantidade de lipídeos “bons”, altamente energéticos, e proteínas, responsáveis pela regeneração muscular”, explicou a nutricionista Roseli Rossi, da Clínica Equilíbrio Nutricional. “O consumo moderado diminui o risco de desenvolver doenças cardiovasculares, pois os ácidos graxos insaturados e compostos antioxidantes ajudam a impedir o depósito de gordura nas artérias”, completou Cibele Crispim, nutricionista do RG Nutri.



Por ser um antioxidante natural, o açaí combate os radicais livres produzidos durante a prática de exercícios físicos, que são substâncias altamente reativas e ocasionam o envelhecimento das células e geram a fadiga e as dores musculares.

Sem comentários:

Enviar um comentário